CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS, ESTRUTURAIS E PRAXIOLÓGICAS DO JOGO DO BETO DA LOUSÃ – PORTUGAL

Autores/as

  • Paulo Coèlho de Araújo Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra
  • Ana Rosa F. Jaqueira Universidade de Coimbra
  • Mario Duarte Maia Rodrigues Universidade de Coimbra
  • Dr. Pere Lavega Burgués

Palabras clave:

Beto, Jogo tradicional, Praxeologia Motriz, Lousã, Portugal

Resumen

As actividades lúdicas de carácter popular e tradicional foram, durante muitos anos um dos principais contributos para a socialização dos indivíduos na sua comunidade, sendo o jogo, desde muito cedo, uma das formas mais simples de ocupação dos tempos livres do ser humano e, também, uma manifestação de cultura. Ser capaz de tirar proveito da sua capacidade de invenção e constantemente adaptá-la a novos locais, novos materiais e novas formas de interagir foi sempre uma das qualidades demonstradas pelo homem ao longo do seu desenvolvimento. O estudo aqui apresentado pretende contribuir, por um lado, para a preservação do património lúdico-desportivo do Concelho da Lousã, e por outro, de alguma forma possibilitar a revitalização de jogos que, com o tempo, deixaram de ser praticados, para isso, objetivamos identificar os elementos constituintes do Jogo do Beto da Lousã/Serpins e classificar praxiologicamente esta manifestação lúdica original e única em todo Portugal. O método utilizado foi o etnográfico, desenvolvendo inicialmente, uma análise bibliográfica e documental sobre a literatura relativa aos jogos tradicionais portugueses, seguindo-se, a aplicação de entrevista a nove indivíduos identificados como ex-praticantes do jogo em causa, com vista à identificação dos elementos históricos e estruturais desta manifestação lúdica e consequente análise dos conteúdos decorrentes dos dados coletados e enquadrados numa análise categorial temática. Após a identificação dos resultados, promovemos uma análise praxiológica do referido jogo, e a construção do seu praxema. As conclusões do estudo em causa, indicaram-nos ser esta expressão, original e única em Portugal, sendo o mesmo praticado no distrito há mais de dois séculos, e os seus materiais de jogo derivados dos elementos naturais encontrados naquele período de tempo na Serra da Lousã.

Biografía del autor/a

Paulo Coèlho de Araújo, Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra

LUDUS: Laboratório de Jogos, Recreação, Lutas Tradicionais e Capoeira

Ana Rosa F. Jaqueira, Universidade de Coimbra

Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física.

Mario Duarte Maia Rodrigues, Universidade de Coimbra

Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física.

Dr. Pere Lavega Burgués

Doctor en Ciencias de la Actividad Física y del Deporte
Instituto Nacional de Educación Física de Cataluña (INEFC), Universidad de Lleida Instituto de Desarrollo Social y Territorial (INDEST), Universidad de Lleida Techniques et enjeux du corps (TEC), Université Paris Descartes (Francia)

Descargas

Publicado

2022-01-22

Cómo citar

Coèlho de Araújo, P., F. Jaqueira, A. R., Maia Rodrigues, M. D., & Lavega Burgués, P. (2022). CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS, ESTRUTURAIS E PRAXIOLÓGICAS DO JOGO DO BETO DA LOUSÃ – PORTUGAL. Acción Motriz, 8(1), 38–48. Recuperado a partir de https://accionmotriz.com/index.php/accionmotriz/article/view/46

Número

Sección

Artículos

Categorías

Artículos más leídos del mismo autor/a