Licencia Creative Commons
Acción Motriz · Tu revista científica digital · ISSN: 1989-2837.
EDITA: Asociación Científico Cultural en Actividad Física y Deporte (ACCAFIDE).
C/ León y Castillo, 26-28, 3º. 35004. Las Palmas de Gran Canaria (España).
Revista nº19 · Periodicidad semestral / Julio / Diciembre /2017

Normas de publicação

A revista accionmotriz.com, (ISSN: 1989-2837) é uma publicação da Associação Científico Cultural em Ciência da Atividade Física e do Esporte (ACCAFIDE) orientada à divulgação de trabalhos de caráter científico, com orientação praxiológica e com aplicações na educação física, o treinamento esportivo, os jogos motores e o lazer ativo. É uma revista eletrônica, revisada por pares, e que se constrói a partir das contribuições de diversos autores que nos enviam seus escritos para que sejam revisados e, no caso, sejam publicados. Conta com um equipo editorial que avalia os artigos e garante o nível de qualidade requerido para sua publicação.

O envio e recebimento dos artigos se regem pelas seguintes condições:

A. Tipos de Colaborações

1. ARTIGOS. Publicações tais como:

a) Relatos de pesquisa empírica. Trabalhos nos que se apresentem resultados gerais ou parciais de uma pesquisa original em alguma das áreas da Praxiología motriz e suas aplicações, que não tenham sido publicados anteriormente em espanhol.

Estrutura. Este tipo de artigos deve conter preferentemente os seguintes apartados:

· Resumo: Em espanhol e inglês. No máximo 200 palavras, colocado despois do título do artigo. Deve conter uma descrição breve dos objetivos, a metodologia e os resultados do artigo..
· Palavras Chave: Em espanhol e inglês (entre 3 e 6).
· Introdução. A apresentação do problema u objeto de estudo e os objetivos da pesquisa.
· O estado da questão e o marco teórico de referencia.
· Método/Metodologia. A descrição do método empregado ou a metodologia que foi empregada no trabalho de investigação.
· Resultados. O reporte dos resultados obtidos na pesquisa.
· Discussão e conclusões. A interpretação e argumentação dos resultados.
· Referencias.

Extensão. Entre 15 e 20 páginas Din-A4. Incluindo tabelas, figuras e lista das referencias.

b) Artigos teóricos. Este tipo de trabalhos deve, preferentemente, analisar o estado do conhecimento de dito objeto ou âmbito do conhecimento; ou bem possibilitar a identificação de relações, contradições ou inconvenientes e propor mudanças ou soluções. Trabalhos nos que se analise literatura sobre Praxiología motriz e suas aplicações, e contribuam no avanço da teoria e/ou a prática em alguma área deste campo. Neste tipo de trabalhos, o autor realiza um seguimento do desenvolvimento da teoria para ampliar ou refinar constructos teóricos ou propostas práticas. Comumente, neste tipo de artigos, o autor presenta uma teoria nova, mas também pode analisar as consistências ou inconsistências das teorias já existentes.

Estrutura. Este tipo de artigos deve conter preferentemente os seguintes apartados:

· Resumo: Em espanhol e inglês. No máximo 150 palavras, colocado depois do título do artigo. Deve conter uma descrição breve dos objetivos, a metodologia e os resultados do artigo.
· Palavras chave: Em espanhol e inglês (entre 3 e 6).
· Introdução. A apresentação do problema ou objeto de estudo e os objetivos da pesquisa.
· Marco teórico.
· Método.
· Discussão.
· Considerações ou Conclusões.
· Referências.

Extensão. Entre 10 e 15 páginas Din-A4. Incluindo tabelas, figuras e lista de referencias.

c) Artigos de revisão. Este tipo de trabalhos se refere à revisão das referencias documentais publicadas. (livros, artigos, informes...). Deve ser una analise crítico, devidamente argumentada e fundamentada.

Estrutura. Este tipo de artigos deve conter preferentemente os seguintes apartados:

· Resumo: Em espanhol e inglês. No máximo 100 palavras, colocado despois do título do artigo.
· Palavras chave: Em espanhol e inglês (entre 3 e 6).
· Introdução. A apresentação do trabalho objeto de revisão.
· Discussão e analise.
· Considerações finais.
· Referências.

Extensão. Entre 5 e 10 páginas Din-A4.

2. Relatorios.

Os relatórios são trabalhos de caráter científico, técnico e de divulgação ou difusão sobre a Praxiología motriz, suas aplicações e os conteúdos desta revista. Assim mesmo, aqueles outros que, sobre temas de interesse, possam ser solicitados pela direção da revista a expertos e especialistas no tema a ser analisado.

Estrutura. Este tipo de trabalho terá uma estrutura flexível, aberta e em correspondência com o tema de que se trata.

Extensão. Variável em função do tema a ser tratado (aproximadamente entre 2 e 5 páginas Din-A4).

B. Normas editoriais de formato

Para submeter à avaliação preliminar uma colaboração na "Acción Motriz" é necessário que o texto se ajuste às condições de formato e conteúdo que se expõem a continuação:

· Trabalhos Inéditos.
· Escrito em Espanhol, Português ou Francês.
· Título. Deve representar o conteúdo do artigo e permitir ao leitor se situar no contexto específico que aborda. Deve-se incluir também a tradução ao inglês.
· Número de palavras: Entre 4.000 e 7.000.
· Elaborado em Microsoft Word do Windows.
· Tipografia Arial, 11 pontos.
· A alienação do texto deverá estar justificada em ambos os lados.
· O documento deve ser apresentado com um formato de separação de 2 cm nas margens esquerda e direita, e 3 cm na superior e inferior.
· O título do artigo deve estar alinhado ao centro, em negrito, e com um tamanho de letra de 14 pontos.
· Os diversos apartados em que se divida o artigo, devem se apresentar alinhados na esquerda e com um tamanho de letra de 12 pontos e em negrita (não sublinhados).
· As páginas ou laudas do documento enviado não devem incluir texto nos encabeçados nem pés de página.
· Tabelas, gráficos ou imagens. Devem insertar-se no lugar exato dentro do corpo do artigo (não enviá-las por separado).
· Notas esclarecedoras. Devem insertar-se no final do documento, não ao pé de página; numeradas em ordem consecutiva com números arábigos. As referencias bibliográficas não devem incluir-se como notas, já que estas devem aparecer na lista ao final do artigo.
· Lista de referencias. Todas as colaborações nas que se cite ou se faça referencia a outras fontes e materiais devem incluir ao final uma lista deles.
· Citações e referencia dentro do texto. A referencia de uma citação textual deve incluir o número da página de onde foi extraído.
Observações. Quando as imagens utilizadas não sejam de propriedade do autor do artigo, será preciso a autorização do proprietário dos direitos de autor, para que possam ser publicadas. Em qualquer caso a revista não se faz responsável do incumprimento por parte dos autores deste requisito.

C. Política de revisão

A equipe editorial se reserva o direito de devolver aos autores os artigos que não cumpram com as normas editoriais aqui especificadas.

· Todos os trabalhos serão submetidos ao mesmo processo de revisão.
· Os artigos enviados não podem estar submetidos à parecer em simultaneidade com outras revistas.
· Uma vez aceitado o trabalho para sua publicação, a equipe editorial fará observações que o (os) autor(es) deve(m) atender e realizar as modificações correspondentes. Ditas modificações devem estar sujeitas somente ao indicado pela equipe editorial.
· A revisão final do artigo digitalizado será responsabilidade dos autores. No caso de precisar de alterações e observações na última versão digitalizada, o autor deverá envia-los ao editor num tempo não superior aos cinco dias antes da publicação do número da revista.

Processo de Revisão

A equipe editorial revisa preliminarmente o trabalho para verificar se este cumpre com as normas editoriais de "Acción Motriz", e será comunicado ao autor principal.

· Revisão externa por pares académicos (especialistas), baixo a modalidade de "duplo cego".
· Despois de que se notifique a recepção do artigo ao autor, o tempo estimado de revisão será de seis meses aproximadamente.

Todo texto original candidato à artigo será examinado pelo menos por dois pares académicos externos ao corpo editorial da revista baixo a modalidade de duplo cego (doublé-blind). O processo de parecer será efetuado baixo estrito anonimato por parte dos examinadores. Após a aceitação do texto original, este é remetido aos pares académicos que, de acordo ao seguinte:

Valorarão a relevância do texto, os aspectos formais, os aspectos de conteúdo e a metodologia. Decidirão a conveniência da sua publicação, a conveniência de publicação com correções ou a não publicação, além de aportar sugestões dirigidas ao autor e ao editor.

O autor/a principal receberá de forma anónima as avaliações, o resultado e as sugestões que procedam, no caso.

D. Direitos do autor

A revista "Acción Motriz" se adere à Iniciativa de Aceso Aberto de Budapest (Budapest Open Acces Initiative) pelo que se identifica como uma publicação de aceso aberto.

· Qualquer publicação na "Acción Motriz", pelo seu caráter gratuito, não da direito a remuneração económica alguma aos autores
· Os leitores poderão reproduzir e distribuir os artigos ou colaborações de "Acción Motriz" sempre que:

· 1. Seja sem fins comerciais.
· 2. Não sejam feitas alterações no conteúdo.
· 3. Se cite sua origem com informação completa: Nome do autor, nome da revista "Acción Motriz", número de volume, data de publicação e URL exato do documento citado.

Deslinde de responsabilidades

"Acción Motriz" se exime da responsabilidade das ideias e opiniões expressadas pelos autores dos artigos ou colaborações.

"Acción Motriz" não tem controle, nem responsabilidade dos links e hipertexto que, em alguns artigos, possibilitem o aceso a prestações e serviços oferecidos por terceiros em outros sites web.

E. Certificado de originalidade

Os textos candidatos a artigos devem ser inéditos e originais e não podem estar em processo de exame de forma simultânea para sua publicação em outras revistas ou órgãos editoriais. Para tal, o autor/a principal remitirá junto ao texto original uma certificação datada e assinada de acordo ao formato que disponibilizamos a seguir:
Será indicada também, além do acima mencionado, a ausência de plagio e se o texto procede de uma pesquisa ou trabalho empírico.

Nuestra revista

Ya está aquí nuestra última entrega:
Revista nº19 · Julio / Diciembre /2017

Accede al índice de contenidos

Búsqueda dinámica

Buscar

Suscríbete gratis

¿Quieres recibir avisos sobre nuestras revistas y eventos? Envíanos tu email.

Enviar